terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Yes, nós temos colostro!

Pode uma coisa tão natural e corriqueira deixar uma mulher tão feliz?


Sim!

Eu tô MUITO feliz, tô me sentindo poderosa, mulherão, conectada com a natureza. 
Eu tenho colostro gents, e bastante, diga-se de passagem.

Foi ontem o nosso encontro. Foi lindo, foi emocionante!
Às 30 semanas de gravidez, no consultório da minha fada GO. Ela deu uma apertadinha, bem inha mesmo  e ele brotou, lindamente dos dois seios!

Confesso que eu andava meio tensa com esse papo de amamentação. Sempre quis amamentar e tive medo de não poder. E agora, a cada dia mais perto de ter meu filhote nos braços, o fantasma de não poder oferecer o peito tava crescendo...
Isso tudo porque há 15 anos fiz uma cirurgia redutora de mama.
Na época eu e minha mãe perguntamos para o médico se a mamoplastia poderia interferir na amamentação e e ele foi categórico ao afirmar que não tinha nenhuma relação.
Poxa, tem que ter muita certeza. Eu era muito nova.

Durante alguns bons anos não questionei, nem me preocupei com isso. Mas quando a vontade de ser mãe nasceu em mim, foi uma das primeiras coisas que lembrei e fui atrás.
Minha go confirmou minhas pesquisas internéticas. Em média menos de 20% das mulheres que se submeteram a mamoplastia conseguem amamentar seus bebês sem utilizar complemento, e a amamentação dura em torno de dois meses (ô dó). 
Não que não produzam leite. A produção não é afetada pelo procedimento cirúrgico. O problema é na saída do leite... A maior parte das cirurgias altera significativamente os ductos lactíferos. Na recolocação dos mamilos, os ductos são alterados e costumam ficar entupidos. 
Brabo isso, né? As mulheres deveriam ser muito bem informadas pelo médico. 
Isso pesa e muito na decisão de fazer a cirurgia naquele momento ou adiar até terminar de amamentar a prole (ou deveria pesar, enfim)

Claro que mesmo assim, sempre há formas de estimular e com persistência é possível amamentar o pequeno.  Mas a gente sabe que amamentar já pode ser um processo delicado quando não se tem nenhum "problema" estrutural.

Eu já tava tentando me consolar, pesquisando muito e me preparando pra usar diferentes técnicas pra amamentar nem que fosse um pouquinho. Li alguns relatos de sucesso e tava me inspirando neles pra essa jornada.

Mas hoje quando o colostro brotou do meus seios eu senti que vamos conseguir! 
A médica confirmou, dizendo que os ductos estavam bem desobstruídos e que a quantidade de colostro é um ótimo sinal. Me orientou a massagear as mamas diariamente após o banho, bem pouquinho, nas partes onde tenho mais "embolotadinho" e depois dar uma puxadinha e apertar levemente os mamilos (são um pouco planos). Quando sair o colostro, não é pra secar, ele vai preparando a pele do mamilo pra boquinha do baby não machucar. Disse que algumas pessoas acreditam que esse estímulo favoreça o parto prematuro, mas se feito apenas uma vez ao dia só vai me auxiliar na amamentação.

Ahh! Que loucura! Amamentação!

É... O tempo, aquele senhor louco
Estamos cada vez mais perto, Bernardo! 
O ninho tá quase pronto, as coisas estão andando direitinho, eu tô curtindo muito cada movimento do pequeno... 
A vaca louca foi embora do meu corpo e quem tomou o seu lugar foi uma vaca leiteira. Bem melhor assim!

8 comentários:

  1. Sempre, sempre, sempre quis amamentar. E comigo correu tudo bem, mesmo não fazendo preparação ou me informando.
    É um ato de amor e de muita paciência, viu. Tem que ter paciência para o bebê mamar, para ele arrotar, para colocá-lo no peito novamente, fazer arrotar de novo. E assim vai.
    Você vai ver como é emocionante sentir o Bernardo sugar seu seio! E o mais legal: é ver que ele engorda apenas com o seu leitinho!!!!!
    Parabéns pela conquista do colostro, é um ótimo sinal, ainda mais por ter passado por uma redução de mama!!!
    E tá faltando pouco para ele estar nos seus braços!! Emoção!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu com 5 meses, 23 semanas por ai, já sai um liquido transparente ééé e eu fico feliz igual a você,

    beijos Fe ;)

    ResponderExcluir
  3. Imagina o seguinte diálogo:
    - oi, bom dia! O que vc fez de bom hj?
    - Além de produzir leite? Tem uma pessoinha dentro da minha barriga. Na verdade, posso dizer que tem um pênis crescendo dentro da minha barriga. Você?

    Amiga, nem que a outra pessoa seja o Batman vai poder bater o seu dia. Sim, vc é PHODA. :D

    Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. hohoho, sabe os hormônios? Sim, os malditos hormônios que fazem a gente chorar e rir e xingar tudo no mesmo dia. Eu sei porque tô no mesmo clube, Felipe nasce em abril e eu sinto sua dor :o) Viva um dia de cada vez, quanto ao assunto dinheiro, eu também ganho menos que marido e obvio que ele paga as contas maiores. Pensa assim, vcs são uma família, o baby é dos dois então o negócio é prover o que o baby precisa, não importa de onde saia :o)

    Quanto a amamentação, tô usando umas conchas rígidas pra preparação do mamilo (comprei na farmácia, 15 reals) e uso durante algumas horinhas à noite, depois que chego do trabalho. Parece que tá funcionando, já consigo ver um biquinho se formando... ou é psicológico, sei lá.

    Bjs procê, parabéns pelo colostro, hehehe (mãe é um bicho besta né, fica feliz até de vazar os peitos) :o)

    Yara

    ResponderExcluir
  5. ai que delícia. tenho certeza de que terá uma linda história de amamentação. você é informada e tem vontade (o mais importante). se precisar de ajuda tem as amigas da blogosfera. pode contar comigo, gatona.

    também fiquei feliz quando vi o colostro saindo das peitas.

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  6. Que bommm!!! Eu não tive colostro até o nascimento dela e ela mama lindamente até hoje. Quanto a redução, tenha fé que dará certo!!! Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Eu tb fiquei super emocionada ando passei por isso!!!,
    Sophia mamou ate os 11 meses. Foi uma experiência incrível. No inicio, não vou mentir, foi mto doloroso, mas o negocio e nao desistir pq c o tempo melhora...

    Vim convidar vc e suas leitoras para participar do novo CONCURSO CULTURAL do meu blog: http://coisasdamaura.blogspot.com/2012/02/concurso-cultural-o-dono-da-lua.html
    Os prêmios serão 3 exemplares de um livro infantil super bacana chamado "o dono da lua".
    bjos,
    Maura

    ResponderExcluir
  8. Passando para saber como estão as coisas! Quando der, dê notícias! Bjs em vcs!

    ResponderExcluir

e aí...