sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sobre aquilo que mexe

"Eu sonho com um momento que eu ainda não vivi, entende?
Um momento vazio na minha vida, pra eu preencher, não sei se com alegria ou com tristeza"  - Helio Leites

Vixi!  Lá nos idos de 1999, fui com amigos do grupo de teatro que eu participava pro Festival de Teatro de Bonecos de Canela. Fomos só assistir aos espetáculos, muitos e de todo canto do mundo. Tava um friooo terrível, 3 graus abaixo de zero e resolvemos passar  a noite no carro, que ficou estacionado em frente ao barracão onde tava acontecendo a festa do festival. Eu era jovem e mega disponível, tinha 18 anos e essas indiadas eram super divertidas, os  perrengues que a gente passava viravam histórias pra contar e rir depois. E essa viagem teve muitas histórias pra lembrar com carinho.

Foi nesse festival que tive a oportunidade de conhecer o artista-louco-criador-humano Helio Leites. Ele era um homem muito simples, mas que me encantou ao contar histórias lindas dentro de caixinhas de fósforos. Era convidado do festival, junto com uma senhora fofa, a Dona Efigênia, que fazia bonecos do que parecia lixo e contava aquelas histórias dos antigos, cheias de sabedoria e sensibilidade. Lembro que ela me deu uma menina montada num cavalo alado, feitos com pacotes vazios de bolacha recheada, papéis de bala e canudos.

Nunca mais fui ao festival, de boba, porque é pertinho e tem uma programação muito legal. E também nunca mais tinha ouvido falar desses artistas incríveis.
Até que esses dias vi esse vídeo do Hélio, que me fez ficar com os olhos marejados e sentir uma saudade tão grande de mim, de sentimentos e ímpetos que eu tinha (e tenho, mas que ficaram guardadinhos num cantinho e agora tão começando a fazer barulho de novo).

O que ele diz é tão simples, tão certo e tão bonito. O que ele faz é tão colorido, tão vivo, tão inspirador, que me dá um aperto gostoso no coração. E aí eu tenho que concordar com esse artista:

"Tristeza num certo sentido até que ela é boa. Ela faz você ver outras coisas que a alegria não deixa ver."




Quem quiser saber mais sobre esse povo lindo, é só visitar O BOTÃO

Quem achar que pensar a tristeza tem lá sua alegria, pode conhecer um projeto muito legal: http://www.thomastristonho.com.br/

10 comentários:

  1. queria ter vindo aqui antes, pra comentar o comentário lá do muitosecreto, mas daí que encontrei esse post e tinha esse vídeo, e lá no trabalho não dava pra abrir.
    acabo de assistir. como ele é sábio!
    e os óculos? uma lente coberta, a outra rachada. achei tão simbólico... não importa a lente pelo qual você olhe pro mundo, mais importante é como seu coração te faz ver as coisas.
    Ferna, morri de rir pensando na montanha-russa em que fiz vocês entrarem comigo... escreve, pára, volta, sem comentários, agora com... por outro lado, senti um incentivador "tamos aí!", pode seguir com as suas crises que a gente te acompanha! obrigada, querida!
    vamos falando...
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Querida, tô com saudades de você. Por onde anda? Mande notícias. Escreva logo, de novo, contando e encantando.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ferna,
    Obrigada pelo carinho!!!! Estou muito feliz, e o seu comentário me deixou mais feliz ainda!!!
    Minha gravide demorou, mas digo que valeu a pena. Tudo, tudo, tudo que passei valeu muito a pena.

    Grande bj!!!

    ResponderExcluir
  5. sinto saudades blogueiras, tuas histórias... volta vai!

    ResponderExcluir
  6. Fêêêêêêêêêêêêêêêê.... kkkkkkkk eu nem estou acreditando!
    Demorou mas chegou!
    Alias, demora mas chega!!! Ahhh se chega!!!
    Cadê que você nao escreve mais aqui???
    hummmm venha contar suas novis vaiiii!!!

    bjuuu

    ResponderExcluir
  7. Sumida. Volta logo. Saudade dos seus posts, comentários e afins.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. To sentindo sua falta
    bjs
    Stella
    http://stellabarbosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que saudade de vc, querida! Esse Blogger é um inferno, sempre tá com algum bug... Se vc tentar me apagar do seu blogroll e incluir de novo, será que resolve? Eu tentei isso com um blog que não tava aparecendo as atualizaçoes pra mim e funcionou.

    Beijo!

    ResponderExcluir

e aí...