quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Plágio - aconteceu comigo

Escrevi domingo o último post e mais tarde tava eu passeando por aí... quando vi na lista de atualizações da Carol, um blog que eu não conhecia (e que não vem ao caso dizer o nome) com o título "O vermelho nunca foi tão vermelho". Exatamente como encerrei meu pequeno texto desabafento.

Opa!
Que louca coincidência! Do que será que tão falando? 
Vou entrar lá pra ver!

Então entro no blog e vejo a mesma foto que eu coloquei, outras palavras, mas no mesmo tom e o mesmo assunto.

Poxa! Plagiar menstruação alheia... é no mínimo freak né?
Tenha dó. E eu tive vergonha alheia.

Deixei um recadinho pra menina, que não foi respondido. Mas hoje entrei lá pra ver e ela tinha apagado a postagem.
Ok. Tá resolvido então.

Esses tempos rolou uma super campanha sobre a ética na blogosfera, encabeçada pela Carol Passuello, com direito a selinho feito pela Anne e tudo. 
Eu li, achei ótimo, super válido, comentei algumas postagens mas nem me senti à vontade pra falar disso naquele momento, pois meu querido bloguinho  não tem lá muitos acessos e seguidores. 
Achei que nunca aconteceria comigo, mas aconteceu.

Enfim, acho bem legal (e estranho, porque na verdade eu ainda não tô tãão a la vontê nessa cousa virtual) saber que tem mais gente passando por aqui do que as amigas que deixam recadinhos fofos e as pessoas que aparecem ali do ladinho como seguidores.

E quer saber? Se identificou com o que eu escrevi? 

Que legal! 
Me fala! Podemos conversar, trocar, sei lá.
Ou coloca um link pra cá, me avisa e tá feito o carreto!

Eu também me identifico com várias coisas que leio por aí. As vezes guardo pra mim, reflito, comento com outras pessoas, me inspiro, e às vezes sinto vontade de dividir com o autor do texto. Já cheguei até a pensar, de verdade, que eu poderia ter escrito aquilo, daquela mesma maneira. 
Mas não escrevi né? A idéia não foi minha, não vou fingir que foi.

O mais bacana da blogosfera, pra mim, é saber que o pensamento de outras pessoas, que nunca imaginei que existissem, dialogam tão profundamente com questões subjetivas minhas.
Por isso "roubar pensamentos alheios" é algo que sequer passa pela minha cabeça como possibilidade.

Mas mesmo assim já coloquei imagens sem créditos. Não tinha me dado conta, por serem imagens tão divulgadas em sites, e mails.... parece domínio público, mas não é. Tenho uma pasta cheia de imagens ótimas  que fui recolhendo ao logo da vida virtual, quase todas sem referência. E sei  que isso é feio!
Vou me policiar! Quando não souber de quem é, vou ao menos dizer.  
Esse papo de faça o que eu digo, não faça o que eu faço não tá com nada.

E esse episódio serviu pra eu tomar vergonha na cara.

É isso. Sem ressentimentos. 




7 comentários:

  1. Poxa... que pessoa mais sem noção hein... quem merece???
    Ainda bem que ainda tirou o post ne... cada coisa
    bjs

    ResponderExcluir
  2. que b.o....
    é um saco mesmo, copiar os outros é muito cafona!
    bjo, estamos de olho

    ResponderExcluir
  3. Deve ser engraçado passar por isso..Ao mesmo tempo que deve dar raiva, deve dar um orgulhinho "Poxa, tava tão legal que copiaram"! Como vc mesma disse, aliás!

    Ah gata, essa blogosfesra é uma lou-cu-ra!
    Leve mais pro lado legal da coisa ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Cheguei ao seu blog pelo blog da Carol (a Carol é hub desse universo blogzistico, hehehe). Adorei por aqui e tou seguindo, tá? :)

    Pois é, eu vi o post da menina antes de conhecer seu blog. Sabe, acho que nem foi por mal e talvez ela poderia até te pedir desculpas... Sei lá, fica feliz por estar causando impacto na galera! :O)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa idéia de saber que tem pessoas que leem todas estas nossas íntimidades e nem se identificam (pior, ainda copiam!)assusta... a sensação de ser vigiada sem saber... coisa estranha esse voyerismo na blogsfera... chega a soar uma certa obcenidade... Muito louco isso.
    Por isso resolvi privatizar o blog da MF. Tenho o direito de fazer isso com a minha intimidade, não com a da minha filha... por outro lado isso traz tanta coisa legal...
    Sei lá, entende!!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Muito chato! Vc descreveu exatamente o sentimento: vergonha alheia acima de tudo. Afff...

    Outro dia um blog não só copiou meu pensamento, mas cada vírgula, palavras, sem se deu ao trabalho de mudar! E as fotos tb!

    Sinceramente, dá pena!

    Bjão e que isso não aconteça mais!

    ResponderExcluir
  7. Aqui o plágio de absolutamente tudo é mania nacional. Se gostam de algo seu copiam descaradamente e ainda lhe falam!!! Já tive a desagradável experiência de sair com a melhor amiga no Natal e, no Ano Novo, ela estar com um vestido igualzinho ao que usei no Natal e ainda comentando o quando foi díficil achá-lo! Sinceramente, não entendo como alguém pode copiar (não inspirar-se, tipo vemos um look em uma revista e fazemos parecido) qualquer coisa, é uma tremenda falta de personalidade. Se não consegue escrever algo legal e ainda quer ter um blog, direcione-o para um assunto que domine, poste fotos, quaquer coisa, menos copiar! Mas, como você disse, há um (único) lado positivo: o reconhecimento, mesmo chulo, de que escrevemos bem e agradamos...
    Não creio que o número de seguidores ou os acessos tenham a ver com o impacto que o blog causa nas pessoas. O seu é muito bem feito e, a cada vez que acesso, enriqueço-me mais. O que importa é a qualidade, um site pode ter milhares de seguidores e não apresentar conteúdo nenhum, e isso é muito comum, na verdade. Creio que a melhor maneira de divulgar o seu blog é lendo outros e comentando neles, especialmente se o comentário for bem dirigido, mostrando que leu o post e refletiu sobre ele. Isso, definitivamente, chama a atenção do autor e leva-o a visitar o seu espaço.
    Espero que esse pequeno contratempo não diminua o seu entusiasmo e que continue nos presenteando com as suas postagens! Estarei sempre por aqui para prestigiá-las!
    Um beijo,
    Adri

    ResponderExcluir

e aí...